30.5.09

yo no te quiero verde

29.5.09

O GIP tem horário de atendimento ao público de 2º a 5ª feira, no horário das 09 às 12h30. Pode ser contactado através do número de telefone da Junta de Freguesia de Tramagal: 241 897 153, ou pelo e-mail: gip.tagusvalley@gmail.com
(clique na imagem para mais informação)
(clique para ampliar)

28.5.09

Já agora, desculpem qualquer coisinha!

Por aqui tenho casualmente navegado.
Por aqui, em tertúlias virtuais tive o prazer de carambolar, por vezes com inesperados “repiques” de gratificante espanto, até mesmo em alguns "post's" extraordinários e a minha alma Tramagalense ficou mais do que uma vez deslumbrada perante "registos" com marca ®Tramagal.
Quantas vezes surpreso, exultante, informado, perturbado… eu sei lá!
Quantas vezes expectante, interveniente revoltado, outras tantas entre risos entusiasmados vendo o TRAMAGAL aqui “exposto”,”oferecido”, em ideias, utopias, impulsos, irreverências, momentos, olhares, e tudo o mais que, afinal de contas, no âmago da coisa a VILA nos UNE.
Algumas vezes partilho, participo, opino, insiro, comento,… enfim… gosto quando posso de por aqui passar.


Conterrâneos meus, FUI (até mesmo extrovertido militante/sócio/filiado de participação anónima mas empenhado e imbuído de polivalência filantrópica, …imaginem!…outros tempos), SOU e estou convicto que SEREI senhor das minhas convicções, inclusive das politicas, e pugno como cidadão de as defender com unhas e dentes, mas SEMPRE
ciente e com quase toda a certeza sabedor (em esforçadas tentativas de conhecer o fecundo e profícuo trabalho do nosso legislador) dos meus direitos e deveres
. Vivo em DEMOCRACIA e em LIBERDADE (tenho-me ultimamente interrogado se o posso afirmar), mas acresço só que também soube o que é viver; sem!

Tudo isto, só para… 1, 2 e 3,

1 – Era eu cachopo e ouvia, perante reclamações de infantis gritos infundados na então Aldeia Tramagalense, proferido por sábia palavra, em serão de luar rasgado por tropelias de putos
em convívio sobre ruas de terra batida vigiados indiscretamente por adultas sombras em soleiras sentadas, que: “- quem dá o que tem, a mais não é obrigado.”.
2 – Existem 3 (três) palavras da língua de Camões iniciadas por “P” que abusivamente classifico como profissões e que desde sempre me causaram incómoda “orticária”; sem saber bem porquê. Uma delas é, Politica.
3 – Entre um sem número de fantásticas iniciativas daqui despoletadas, vividas, partilhadas, publicitadas, comentadas, … e mais não sei o quê… não será de mais que seja por mim expectável um salutar CONVIVIO, e já agora, se não é pedir muito, uma TRAMAGALIDADE PRÓXIMA e FORTE.

RL
Julgo que vale a pena debater o projecto MIAA, de forma construtiva, para perceber se é de construir. Está aqui mais informação e prepara-se uma exposição. Genericamente, gosto do projecto de arquitectura mas tenho as maiores dúvidas sobre o projecto de museu, a sua sustentabilidade, a oportunidade do investimento e o interesse para o desenvolvimento local. Julgo necessário ao debate a divulgação do planeamento financeiro e institucional.
O Museu Nacional de Arqueologia tem uma atribulada história, passada e recente, com interesse como termo de comparação. Verificando o empenho(€?) do Ministro da Cultura neste projecto, como se estará a pensar a relação Ibérico/Nacional?

27.5.09

FOOT BOLADAS

Houve taça com festa no Olimpico de Roma.

Em TRAMAGAL tambem já gozámos dias assim.

RL

26.5.09

Resultados da Semana 20 de "Como votava se as eleições para a Câmara de Abrantes fossem hoje?": BE 2 votos (3%); CDS-PP 21 votos (38%); CDU 4 votos (7%); PS 19 votos (35%); PSD 1 votos (1%); Independentes 5 votos (9%); Outro 0 votos (0%); Branco 2 votos (3%); Nulo 0 votos (0%); Abstenção 0 votos (0%); Não sei 0 votos (0%).
Esta semana o blogue registou 750 visitas.
1
2
1

25.5.09

MARINHA GRANDE



Marinha Grande 10 de Junho
Todos são bem-vindos

24.5.09

clique para ampliar

23.5.09

Apesar das eleições para as autarquias ainda estarem à distância (falta cumprir 10% dos mandatos, 150 dias: é tempo em qualquer projecto) as campanhas já estão aí consumindo recursos na publicidade a candidatos e slogans, vendendo imaginários, tecendo dependências.
Como é costume, pressente-se, os programas que cada lista se propõe executar só muito mais tarde serão escritos, se o chegarem a ser. Na política portuguesa já temos internet e telemóvel a monte, redes sociais, política 2.0, coisas giras "à obama", mas continua a não interessar informar. Em geral, as escolhas para a gestão da "coisa pública" formulam-se com base nos interesses particulares e na ignorância.
Neste contexto, ao ler o "espaço público" (?) dedicado a opiniões, sugestões e propostas na página web de uma candidatura, vieram-me à memória velhos e novos servilismos, unionismos, unanimismos e medos, que julgo de combater e me levam a escrever esta carta com alguma "ironia socrática":
.

Olá! Tudo bem consigo?
Tenho-me habituado a olhar claras marcas. O seu potencial é muito promissor, o que é positivo. Eu acredito nas suas capacidades, eu acredito porque penso que é a pessoa ideal, eu acredito porque trará renovação e continuidade. Não se deixe levar por suposições ou por pessoas que apenas dizem mal. Não tenho dúvidas da sua garra, determinação e vontade. É a pessoa ideal, com rigor, garra, dedicação e vontade. É a pessoa ideal.
Eu acredito. Eu acredito, quero deixar aqui a minha força. Fico descansado com o futuro. Força, força. Parabéns. Quero deixar o meu apoio. Não restam quaisquer duvidas. Acredito, eu acredito. Determinação, segurança, espírito de liderança e capacidades. Parabéns, acredite piamente que acredito. Caminho de futuro, cidadãos participativos. Todas as possibilidades.
Acredito que é fundamental que haja uma acção de cariz contínuo, junto das camadas, para a sensibilização para domínios como a acção e tantos outros. É nos jovens que reside o futuro, já se o disse muita vez, mas nunca é de mais repetir, porque particularmente, é nos jovens que reside o futuro da comunidade.
Também eu acredito, nas capacidades, na certeza, na juventude, no sentido em que empregará a sensibilidade necessária para atender às necessidades. Ética, rigor, responsabilidade, inovação, trabalho em equipa, proximidade, são imperativas que sei. Sei também entre a cidade e o resto. Entre o imediato e o médio/longo prazo. Ou seja, que não deixará de ver a árvore integrada na floresta. Quando se comemora a Poesia, faço minhas as palavras.
Peço-lhe, por isso, que não deixe de ser como é. Que não se desvie daquilo que julga ser. Os meus parabéns. Sei que quando se está num lugar de alguma visibilidade e responsabilidade, tudo é criticado: a determinação é vista como arrogância; a beleza é vista como exibicionismo, as acções são sempre tardias, exageradas ou descabidas… Mas é este o mundo que temos, em que se critica por criticar e poucos têm a coragem de “arregaçar as mangas”, “dar a cara” e fazer alguma coisa. É sempre mais fácil criticar do que construir.
Todos sabemos que o da avançada idade ainda não faleceu.
Imagino que a sua posição não seja fácil. Nos dias que correm é exigido o melhor do mundo. Não lhe desejo sorte, porque nada na vida depende da sorte, mas sim do trabalho, do esforço e da vontade. Parabéns mais uma vez. Irei desejar-lhe muita sorte.
O melhor caminho é sem duvida a continuidade. Mas melhor, a continuidade não significa mais do mesmo, significa uma lufada de ar fresco, uma nova maneira de estar na vida. É estando junto que se constroem caminhos, novos caminhos. É estando junto que se constrói o futuro. É estando entre todos que sentimos os seus sonhos, as suas necessidades, os seus desejos, as suas preocupações. É interagindo, participando…
Plantando e salpicando de cores, de risos e de alegria uma das margens do lago. Esteve lá. Esteve com os jovens, esteve com as crianças. Plantou árvores com eles, riu com eles, interagiu com eles. Não sendo a primeira vez que tal aconteceu foi a continuidade. Porque é assim… É esta uma das razões, não sendo a única, que me faz acreditar. É por isto, e não só por isto. Também porque acredito. Força.
Quero dar-lhe os meus parabéns. Parabéns! O facto é que o tempo foi curto que não me prenunciei durante o debate, não seria oportuno. Perante um cenário não muito promissório é Urgente e Imprescindível. Todos juntos em geral temos de SER o meio e temos de TER meios. A meu ver é urgente que se faça um levantamento. Um estudo estatístico exaustivo, com indicadores nas vertentes. Seria uma ajuda imprescindível.
Muitos parabéns. Está de parabéns. Parabéns pelo tema, parabéns pela intervenção, parabéns pelo convidado.
Muitas Felicidades. Porque é. Porque está. Porque acredito.
Ainda bem que as MUDANÇAS continuam a acontecer.

Nota:
Esta carta é amiga do ambiente: o texto é 100% reciclado, produzido com excertos de comentários (opinião, sugestão ou proposta) recolhidos selectivamente aqui; a ilustração é a reutilização de uma imagem daqui. Inspirei-me nas metodologias de "Análise de Conteúdo" dali.

22.5.09


21.5.09

Ofereci tal como a colhi

"Mitsubishi fecha fábricas na Ásia e reforça no Tramagal

A fábrica portuguesa, que produz o modelo 'Canter', terá uma maior utilização no fabrico de comerciais ligeiros de nova geração.

A Mitsubishi Fuso Truck and Bus anunciou ontem o encerramento de duas fábricas, uma no Japão e outra na Tailândia, e a redução em 15% dos postos de trabalho, devido à quebra na procura provocada pela recessão mundial.

Mas fora da Ásia, a companhia - o maior produtor mundial de camiões - fará uma optimização dos actuais volumes de produção e logística, o que incluirá uma maior utilização da fábrica portuguesa, incidindo numa maior produção de veículos comerciais ligeiros de nova geração.

A administração da Mitsubishi no Tramagal não comenta a notícia, remetendo todos os esclarecimentos para o comunicado da Daimler Trucks, que controla 85% da empresa. Com um volume de negócios de 197 milhões de euros em 2008, a fábrica portuguesa produz o modelo Canter para mais de 30 países europeus, dando trabalho a 351 colaboradores. Em Outubro de 2008, o grupo anunciou a produção no Tramagal do sucedâneo da actual versão do Canter a partir de 2011, um investimento de 20 milhões de euros." in DN.

RL
Na Marinha Grande a quinta-feira da ascenção
é feriado municipal. Manda a tradição que as
familias se juntem e passem o dia nas matas
circundantes e nos parques de merenda existentes.
Estas fotos foram tiradas no parque de merendas
da Portela, Marinha Grande. Onde a 10 de Junho
se vai realizar o convivio da Comunidade Tramagalense
da Marinha Grande.








Hoje é Quinta-feira de Ascensão, Dia da Espiga.

20.5.09
















Rua do Caldeirão - Tramagal
Há charruas do Tramagal espalhadas por todo o País e estrangeiro. Uma vez, a caminho da Praia da Coelha, ali ao pé de Albufeira, passei à porta da Vivenda Gaivota, residência do Prof. Cavaco Silva. Uma casa bonita, no jardim da frente, espreitei, pontificava uma charrua: "Até o Cavaco tem uma charrua do Tramagal!" - disse eu logo. Olhei melhor, não percebi logo a borboleta, mas havia umas letras gravadas na aiveca. Na ferrugem entendia-se: FRA. "A charrua do Cavaco é do Rossio".
Isidro Branco,, tramagalense de gema, de famílias sempre ligadas à pesca desportiva como o João Escarola, Luísa Marcena e Luís Marceno (Jerónimo), pai do Jorge Pombinho Branco, que depois do atletismo também agora é pescador, capturou este exemplar - barbo - no passado sábado no rio Tejo com o peso de 8 kg. As ovas, pesaram perto de 2 kg.

Ao que se sabe, a ajuda de outros companheiros da arte que estavam por perto foi determinante para a captura deste belo peixe.
Parabéns.

19.5.09

Resultados da Semana 19 de "Como votava se as eleições para a Câmara de Abrantes fossem hoje?": BE 0 votos (0%); CDS-PP 12 votos (33%); CDU 8 votos (22%); PS 11 votos (31%); PSD 3 votos (8%); Outro 1 voto (3%); Branco 1 voto (3%); Abstenção 0 votos (0%); Não sei 0 votos (0%).
Esta semana o blogue registou 656 visitas.

18.5.09

Museu da Vida de Tramagal

Há muitos anos que se fala na criação de um Museu associado à Metalúrgica Duarte Ferreira, cujas primeiras abordagens devem remontar ao centenário da MDF, senão mesmo antes.

Ao longo destes muitos anos houve algumas acções tendentes à sua concretização e mesmo contactos com entidades oficiais.

Igualmente, ao longo destes muitos anos houve cidadãos preocupados com este património, pelo que há que reconhecer o elevado mérito das acções de recolha e guarda de algum património.

Ainda recentemente, nos 150 anos do nascimento de Eduardo Duarte Ferreira, no antigo Escritório Principal, esteve patente uma valiosa exposição sobre espólio da Duarte Ferreira.
Mas a realidade é que não há uma iniciativa concreta, um programa, uma estrutura, nem mesmo objectivos definidos.

Não temos dúvidas da importância económica, cultural e patrimonial de constituir um Museu sobre a actividade da Metalúrgica Duarte Ferreira. A importância da MDF na história industrial do país poderá fazer deste Museu um pólo de atracção de visitantes e a criação de alguns empregos associados.

Num outro plano, de muito menor importância para a imagem externa do Tramagal, mas de igual importância para o aprofundamento de uma identidade, está a constituição de um Museu da Vida, das Gentes e das Instituições do Tramagal, que trate, conserve e promova um património, uma memória colectiva, que nos pertence e está em cada um de nós.

Como recentemente foi referido no “Fórum para a Cidadania dos Tramagalenses”, ”Aqui poderiam e deveriam estar, entre outros, as botas do Pedras, as luvas do Bonito, a camisola nacional do Jorge Pombinho Branco, as redes do Grilo, o banjo do José Cunha, a caderneta da Cooperativa, as letras das marchas, os cartazes de festas e teatros da SAT e TTL, os antigos postais ilustrados, os números do “Mensageiro do Tramagal” ou a cadeira de médico do Dr. Escudeiro.”.

As novas tecnologias de informação, a imagem digital, a facilidade na digitalização de imagens tem permitido e evidenciado que muitos tramagalenses têm, de uma forma espontânea, sido guardiões de algum do nosso património.

O blog http://tramagal.blogspot.com tem sido um local privilegiado de manifestação espontânea, o albergue, destas preocupações e de um entusiasmo em conservar, proteger e divulgar o património de Tramagal.

É importante organizar estas vontades e impulsos, instituir uma prévia catalogação e classificação do acervo, assegurar a guarda de materiais, e envolver as muitas vontades e recursos que não utilizam a internet, designadamente as pessoas que por força da idade, um maior contributo podem dar, e que, por certo estão disponíveis, senão ávidas para poderem participar neste empreendimento.

Alguns tramagalenses, que não querem reclamar o pioneirismo de nada, entenderam publicar este texto no http://tramagal.blogspot.com/ no dia 18 de Maio, Dia Internacional dos Museus, como primeiro acto da criação do Museu da Vida de Tramagal (Versão Multimédia) convidando todos os tramagalenses a aderirem nos próximos 30 dias, até 18 de Junho de 2009, após o que se promoverá uma reunião geral em Tramagal. A adesão pode ser feita com a publicação de um comentário a este texto, indicando o nome, endereço electrónico ou outra forma de contacto, ou com a remissão de uma mensagem para museudavidadetramagal@gmail.com , com os mesmos elementos.

O objectivo é a constituição de um museu da vida de Tramagal, com a amplitude máxima em relação a todas as situações sociais e comunitárias, com recurso a soluções multimédia, fotografias, vídeos, som e digitalização de imagens, assegurando o acesso e visita através da internet, simultaneamente com a guarda de recursos físicos que sejam disponibilizados e tenham merecido tratamento de imagem.

O blog http://tramagal.blogspot.com/ na etiqueta “Museu” será, transitoriamente, o repositório do acervo digital do Museu.

Naturalmente, em todos nós está presente o grande desígnio de um dia poder existir o Museu da Vida de Tramagal, ou outra designação que for entendida, que constitua a memória colectiva da Vida, das Gentes e das Instituições Tramagalenses.

Tramagal, 18 de Maio de 2009

15.5.09

clique para ampliar

14.5.09

Tinha eu quase 10 anos


clique na imagem para mais informação

13.5.09


Da casa-mãe da Mitsubishi, com cumprimentos para Tramagal


Realignment of Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation
Stuttgart, Germany / Kawasaki, Japan, May 13, 2009



Outside of Asia, the company will optimize its overall production and logistics set-up. This initiative will include greater utilization of the Tramagal plant in Portugal, including for production of selected models of the company’s next generation light-duty truck


'Nos mercados não asiáticos, a companhia fará uma optimização dos actuais volumes de produção e logística.
Segundo a empresa, esta iniciativa incluirá uma maior utilização da fábrica situada em Tramagal/Portugal, incidindo numa maior produção de veículos comerciais ligeiros de nova geração seleccionados pela companhia'
toda a informação em www.mediadaimler.com
CERTIFICAÇÕES NO PROCESSO RVCC - TRAMAGAL E CRUCIFIXO


O CNO da ATEP prepara-se para realizar mais Sessões de Júri de Validação e Certificação de nível B3.

A ver reconhecidas as suas competências destacam-se, no nível Básico (9º ano) os seguintes grupos e respectivas datas:


*Tramagal, dia 29 de Maio, pelas 18 horas;
*Crucifixo, dia 24 de Junho, pelas 18 horas.


Ao longo da sessão de Júri, os adultos podem demonstrar as suas competências oralmente mas levando também consigo objectos que façam parte do seu quotidiano...da sua história de vida! Desta forma, podem documentar e apresentar os seus saberes através do contacto e interacção entre todos.

A sessão de Júri é aberta ao público e irá decorrer no Auditório da Escola Profissional de Torres Novas ( à saída da A23).


Alguns tramagalenses no processo RVCC

12.5.09





TIC regressa a Tramagal em 2010

Cerca de dezena e meia de associações da freguesia de Tramagal, reunidas no passado fim de semana para analisar e debater o futuro do Tramagal Inter Cultural (TIC) e do seu património, decidiram unir esforços na concertação e actualização do projecto cultural, que deverá regressar à ‘Vila Convívio’ em 2010. As associações decidiram constituir uma plataforma associativa representativa de todas as associações de Tramagal (23), com personalidade jurídica, e que assegure o desenvolvimento de iniciativas conjuntas de interesse para a freguesia e para o desenvolvimento local. Fernando Pires, presidente da junta de freguesia, afirmou ao PL que, no dia 9 de Maio, “deu-se um passo que vai mudar a história do Tramagal”. Segundo disse, “o entendimento aqui conseguido e a continuidade assegurada do TIC pelas associações da freguesia é importantíssimo para o Tramagal, numa decisão histórica que vai resultar em grandes benefícios para a freguesia, na dinamização da sua vida cultural e numa união que só pode tornar a vila mais forte”. Na reunião de trabalho foi nomeada uma comissão instaladora composta pelas associações Vidas Cruzadas, Humanitária de Dadores de Sangue e Cistus que durante o próximo mês vão trabalhar na legalização da plataforma associativa (na foto).
Não resisti a transcrever o simpatico conteudo que o meu amigo Maia, sempre atento ao que por cá se vai passando, me enviou:

Vai ser apresentado amanhã em Abrantes, na Biblioteca António Botto às 19 h, o livro “RIBATEJO-TERRA DE CAMPEÕES” do jornalista desportivo Carlos Arsénio do jornal Record, existem atletas do Tramagal referenciados neste livro, pelo que será do interesse dos Tramagalenses conhecerem o seu conteúdo:

http://www.jornaltorrejano.pt/edicao/noticia/?id=888&ed=637

http://www.bertrand.pt/catalogo/detalhes_produto.php?id=86663

RL
Resultados da Semana 18 de "Como votava se as eleições para a Câmara de Abrantes fossem hoje?": BE 2 votos (5%); CDS-PP 13 votos (32%); CDU 10 votos (25%); PS 8 votos (20%); PSD 4 votos (10%); Outro 1 voto (2%); Branco 2 votos (5%); Abstenção 0 votos (0%); Não sei 0 votos (0%).
Esta semana o blogue registou 619 visitas.

11.5.09

1943 (Em Janeiro no TTL)

Em terras Lusas
- Concedidas facilidades aos norte-americanos nos Açores. Salazar passa a adoptar a chamada neutralidade colaborante.
- Morte de Duarte Pacheco.
- III Congresso do PCP.
- Criado o Movimento de Unidade Nacional Anti-Fascista. Organização clandestina presidida por Norton de Matos.

- Surge o filme “O Costa do castelo”.

No Globo

- Alemães rendem-se em Estalinegrado .
- Aliados desembarcam na Sicília.
- Destituição e prisão de Mussolini .
- Itália declara guerra à Alemanha .
- Roosevelt e Churchill encontram-se em Casablanca.

- Unificação Europeia. Goerdeler, Carl Friedrich.
RL
Utopias
Tramagal, ano 2xxx

10.5.09

.
.
Dias úteis

às vezes pretextos fúteis
pra encontrar felicidades
no percurso de um só dia
Dias úteis
são tão frágeis, as verdades
que se rompem com a aurora
quem as não remendaria?
Dias úteis
mesmo se a dor nos fizer frente
a alegria é de repente transparente
quem a não receberia?
Mesmo por pretextos fúteis
a alegria é o que nos torna os dias úteis
Dias raros
aqueles que por amparos
do bom senso e da imprudência
fazem os prazeres do dia
Dias raros
como os ares, rarefeitos
amores mais do que perfeitos
quem os recomendaria?
Dias raros
em que os mais dados às rotinas
ouvem sinos, seguem sinas
cristalinas quem as não perseguiria?
Por motivos talvez claros
o prazer é o que nos torna os dias raros
Por pretextos talvez fúteis
a alegria é o que nos torna os dias úteis
Por motivos talvez claros
o prazer é o que nos torna os dias raros
Por pretextos talvez fúteis
por motivos talvez claros
.
.
Sérgio Godinho




Sul, Norte, campo, cidade (Sérgio Godinho "De pequenino se torce o destino" 1976)
(clique na imagem para ampliar)Folhas soltas
(Premonição no post de 01/03/09?)


há 51 anos "sem medo"
RL
Este panfleto está quase - quase a fazer 75 anos. Haverá por aí algum jovem que se recorde de pormenores?
.
.
.
Para além da sistematização elementar do que enviarem para tramagal@gmail.com com indicação ou interesse para um Museu, iremos expondo algumas "peças" aqui no blogue, apondo a etiqueta "Museu do Tramagal". Para aqueles menos familiarizados com os blogues, alertamos que se clicarem sobre a etiqueta que aparece no rodapé do post são direccionados para uma pasta que tem todos os post com essa etiqueta.
Não iremos referir sistematicamente no blogue o nome de quem nos envia elementos para o Museu. No entanto essa informação ficará registada para permitir eventual utilização no âmbito da museologia. A quem nos queira enviar elementos e não queira ser identificado solicitamos que o indique.

8.5.09


Foi-nos enviada esta imagem para o Museu. Fica arquivada na conta tramagal@gmail.com. Há por aí um historiador ou museologista que me ensine a catalogá-la? E algum webdesigner já começou a pensar na página?
E mais alguma informação sobre o postal? ano de edição? editor? (foi a Papelaria Maria Angélica? chamava-se assim a papelaria? era só Maria Angélica?) ....
Este postal é uma peça de museu muito interessante. Recordem os mais velhos da minha idade aquele baloiço que batia o banco no ferro de cima? o Abelha (já não consigo imaginar a sua imagem) que cuidava da praça e do jardim e se zangava connosco? a torre da igreja diferente? o marco da 1952 no seu sítio? os arbustos para cima dos quais nos empurrava-mos? aquele pano por trás da Nossa Senhora...
Neste postal cabem tantas histórias.
Esclareço: não me move nenhum preconceito, julgo não sofrer de bairrismo agudo e reconheço o direito de toda a gente a ter cada vez melhores condições de vida, melhores equipamentos, melhores campos de futebol, etc. Porém, mais um destaque da página de internet da Câmara Municipal de Abrantes, obriga-me a não guardar para mim reflexão, sobre a qual "já fiz uns dribles" anteriormente:
Porque é que construir “Equipamento Complementar à Cidade Desportiva – Campo de Futebol nº 3 em relva sintética – Rossio ao Sul do Tejo” é prioritário em relação à construção de um campo de futebol em relva sintética no Tramagal?
O Rossio ao Sul do Tejo é uma freguesia com 2227 habitantes, o Tramagal tem 4043. O Rossio está integrado numa área urbana onde já existe o equipamento e um estádio relvado. A prática do futebol no Tramagal tem uma história muito maior que no Rossio ao Sul do Tejo.
Não percebo.
.
.

7.5.09

Criar um projecto museológico dedicado ao Tramagal na internet não me parece tarefa difícil. Precisa, desde logo, de pessoas com boas competências para construir e gerir uma boa página web, que saibam estruturar/sistematizar a informação do museu, dinamizá-lo, que sejam capazes de recolher um espólio.
Tem que ser um projecto intergeracional, envolvendo os jovens, que hão-de ajudar muito a construir e gerir uma boa página web, e a dinamizar o museu , e os mais velhos a quem o museu deve oferecer ajuda para escrever a nossa história.
Um museu na internet pode começar por uma coisa simples, já vos mostro...
.
Antes vou-vos contar que um dia, já há muitos anos, numa pequena cidade holandesa, visitei o Museu Elvis Presley mais pequeno do mundo. Paguei 1 florim, era dinheiro. O museu estava numa feira (boulevard) e era assim: à entrada de uma pequena barraca, um homem vestido à Elvis Presley, dançava música do Elvis que vinha de um leitor de cassetes enquanto vendia os bilhetes. Passando uma cortina e entrando, nas paredes da barraca viam-se umas coisas relacionadas com o Elvis, e, se bem me lembro, uns desenhos do Elvis, feitos com caneta de feltro pelo dançarino dos bilhetes. O "percurso" dentro do museu fazia-se num torniquete, como uma porta rolante, que garantia que no mais pequeno museu do Elvis Presley não havia ajuntamentos porque logo à entrada estava a saída. Moral da história: tudo é relativo e para ficar com o florim do turista (curioso) não é preciso muito.
.
Um museu simples pode ser assim, como o começou o Octávio:
"(...)as botas do Pedras, as luvas do Bonito, a camisola nacional do Jorge Pombinho Branco, as redes do Grilo, o banjo do José Cunha, a caderneta da Cooperativa, as letras das marchas, os cartazes de festas e teatros da SAT e TTL, os antigos postais ilustrados, os números do “Mensageiro do Tramagal” ou a cadeira de médico do Dr. Escudeiro.
Os nomes podem ser os que quiserem.
(...)" * .

Ajude o museu do Tramagal com uma imagem um vídeo ou um texto.

..
*excerto da intervenção do Octávio Oliveira no debate da sessão inaugural do Forum para a cidadania dos Tramagalenses